Sabes onde colocar todos os resíduos? A Waste App sabe

Nem todas as histórias têm um final feliz.

Os resíduos, por exemplo, não têm – em grande parte das vezes. Dos 4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos que produzimos anualmente em Portugal, só 16,5% é que chega ao sítio que lhe foi destinado: os ecopontos.

Se é por preguiça, desinteresse ou descrença de que reciclar e reutilizar não é assim tão importante e não tem, de facto, assim tanta importância para o equilibro sustentável da sociedade e do planeta, então dizemos-te que se reciclares as latas de alumínio que compras, estás a poupar 95% da energia que iria ser gasta para fabricar latas novas. Se reciclares papel, estás a poupar 60% e o plástico um terço. E isto não são hipóteses, são factos que podes consultar aqui.

Por outro lado, mesmo tendo plena consciência de que a reciclagem tem um impacto real e positivo, acumulamos resíduos em casa que não fazemos ideia onde os devemos colocar. A regra do amarelo, do azul e do verde já foi suficientemente matraqueada para que não restem hoje dúvidas: cartão e papel no azul, vidro no verde e plástico e metal no amarelo. Ainda que existam algumas exceções de materiais de plástico, vidro ou papel que não devem ser deixados em nenhum destes três ecopontos.

Mas, é precisamente por haver tantas exceções e tantos resíduos difeLrentes que há a necessidade de um esclarecimento. Onde colocamos escovas de dentes, medicamentos fora do prazo ou as cápsulas do café? Estes e outros produtos têm um destino e a Waste App diz-nos qual é.

A Quercus lançou esta plataforma digital que nos diz onde devemos colocar corretamente determinados resíduos. Grande parte das nossas dúvidas já estão lá esclarecidas e, para aquelas que surjam e não estejam ainda contempladas é fácil, basta deixarmos a sugestão para a Waste App acrescentar.

Agora já não há desculpa para continuar a negar finais felizes a todos os resíduos que acumulamos em casa. Para conheceres a Waste App ou descarregar a aplicação, clica aqui.

 

reutilizar, wasteapp, economia circular